Capítulo III
Home Acima

 

Os Principais Sistemas

 

A figura apresenta um conjunto de equipamentos e sistemas que fazem parte das lanchas de recreio equipadas com motores de centro. Esta foi escolhida para familiarizar o leitor com os diversos sistemas que fazem parte das lanchas de recreio. Quanto maior a embarcação maior número e mais complexos serão os sistemas necessários. Uma lancha de 60’ (18,30 m) possui um sistema de geração de energia elétrica bastante mais sofisticado que uma lancha de 25’ (7,63 m) onde a iluminação de seu interior e todo o sistema de luzes de navegação pode ser alimentado por baterias de longa duração.

 

 

 

 

Equipamentos e Sistemas das Lanchas de Recreio

 

            Os principais sistemas que estão presentes nas lanchas de recreio são:

 

Sistema de Combate a Incêndio

Responsável pela detecção, controle e extinção de qualquer tipo de incêndio a bordo. Formado detectores de fogo, fumaça e extintores de diversos tipos especificados segundo critérios de segurança e planos de combate a incêndio.

Sistema de Controle

Responsável pelo manutenção de curso da embarcação. Formado pelo leme, máquina do leme e todo tipo de equipamento responsável pelo acionamento e controle do leme. Em grandes

Sistema de Propulsão

Responsável pela obtenção da velocidade desejada para a embarcação. Formado pelo(s) motor(es), hélice(s), eixo(s), caixa(s) de reversão e bateria(s) de partida.

Sistema Elétrico

Responsável pela geração e distribuição da energia elétrica necessária ao bom funcionamento da embarcação. Formado por baterias, geradores, cabos elétricos, painéis solares e painéis elétricos.

Sistema de Navegação

Responsável pela localização da embarcação em relação ao curso traçado e destino pretendido. Identificação de obstáculos no curso da embarcação. Formado por equipamentos de navegação em geral, radares, sonar, GPS (Sistema de Posicionamento Global).

Sistema de Drenagem

Responsável pelo drenagem da embarcação em caso de alagamento. Formado basicamente por um conjunto de bombas e tubulação específica.

Sistema de Esgoto

Responsável pela coleta, tratamento e eliminação dos detritos provenientes dos banheiros e cozinha. Formado por um conjunto de bombas, tubulações e tanques de armazenamento.

Sistema de Segurança

Responsável pela segurança da tripulação e da embarcação. Formado por equipamentos de segurança pessoal como coletes, bóias, balsas salva-vidas, equipamentos para chamada de socorro como foguetes, apitos e buzinas, bandeiras e EPIRB (“Emergency Position Indicating Radio Beacons”).

Sistema de Amarração e Fundeio

Formado por um conjunto de equipamentos como âncoras, amarras e cabos.

Sistema de Acomodações

Formado por um conjunto de equipamentos e mobiliário responsável pelas instalações da tripulação. Camas, armários, cadeiras, bancos, TV, Ar condicionado, Aquecimento, carpetes, cortinas e outros.

Sistema de Água e Combustível

            Responsável pelo armazenamento e distribuição de toda água e combustível na embarcação.

 

Todos estes sistemas estão presentes nas lanchas de recreio de maneira simples com a presença de um único equipamento ou por um conjunto de equipamentos principais e auxiliares. Um exemplo é o sistema de combate a incêndio de um lancha de pequeno porte onde “sistema” deve ser entendido como a presença obrigatório de um único extintor de incêndio. Em contrapartida o sistema de combate a incêndio de uma iate de grande porte deve prever a instalação de extintores e detectores de fumaça em diversos pontos da embarcação alem de merecer um estudo detalhado para a elaboração de um plano de fuga em caso de acidente.