08) Estudo da Resistência ao Avanço

 

         A partir das formas geradas pelo programa SERIES, calculou-se a resistência ao avanço de cada forma através do programa AutoPower, que está contido no pacote AutoShip, que utiliza o método Holtrop 84.

         Os dados de entrada do programa AutoPower foram retirados a partir do arquivo de saída do programa Séries Sistemáticas, como ilustrado abaixo:

 

 

         Além dos dados do arquivo de saída do SERIES, foram necessários também alguns parâmetros tais como:

 

 

         Tais parâmetros foram obtidos através da representação dos 24 navios gerados pelo SERIES, no programa AutoCad, no qual utilizando algumas ferramentas do programa tais como dist e area, podem-se obter os parâmetros necessários.

         Segue abaixo uma ilustração do programa AutoPower, com os dados de entrada para o cálculo da resistência ao avanço, pelo método Holtrop 84:

 

 

         Assim, os dados de resistência ao avanço para a velocidade de serviço da embarcação em questão que no caso é de 15 nós, gerados pelo programa AutoPower, foi exportado para o Microsoft Excel, no qual foi feita uma comparação da resistência ao avanço de todos os navios gerados, colocando em ordem crescente em função da resistência ao avanço como se pode ver abaixo:

 

 

 

         Como pode ser visto no gráfico, as resistências ao avanço das diferentes combinações de corpos de ré e de vante estão bem próximas, especialmente nos valores mais baixos de velocidade.

 

         Abaixo uma visão ampliada, mostrando a diferença entre as resistências para os diversos navios na velocidade de serviço: