LabECO - Laboratório de Educação Continuada Offshore

OBJETIVO DO CURSO


O curso de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas Offshore visa formar profissionais capazes de atuar nos diversos segmentos da indústria de petróleo, no desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias, no projeto de unidades e na identificação e resolução de problemas relacionados particularmente a Exploração e Produção de Petróleo no Mar.


PÚBLICO-ALVO


Alunos cursando o último ano e/ou graduados em qualquer habilitação de engenharia que queiram se especializar na área de Petróleo com ênfase na Exploração e Produção de Petróleo no Mar para a conquista de novos desafios da profissão, aperfeiçoamento e ingresso no mercado de trabalho no setor de Petróleo e Gás.


REGULAMENTO DO CURSO


O regulamento do curso está disponível no endereço: clique aqui



Depoimentos


Daniel Mendes Neri

12ª turma

"O curso conta com excelentes profissionais da indústria do petróleo, contudo, as aulas se tornam muito mais interessantes, pois a teoria é ensinada através de forma vivenciada, uma vez proposta pelos professores, tornando assim maior o nosso interesse pelo curso."


Ver outros depoimentos

Cursos de PÓS-GRADUAÇÃO


Cursos de EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA




Introdução


O setor de extração de óleo e gás natural offshore tradicionalmente se organiza a partir de grandes empresas operadoras juntamente com um extenso contingente de empresas de apoio de variado porte e, em geral, com forte atuação internacional. As diferentes atividades do setor se distribuem em segmentos bem delimitados, segundo os quais também se estruturam os departamentos técnicos de engenharia das empresas operadoras, e se organizam as empresas de apoio para oferecerem seus serviços de engenharia e consultoria. Estes segmentos abordam fundamentalmente as atividades de:

  • - Prospecção;
  • - Perfuração;
  • - Completação;
  • - Instalação de Sistemas e Equipamentos;
  • - Produção;
  • - Transporte e Apoio Logístico;
  • - Instrumentação Oceânica (LabOceano)

A ausência de cursos regulares de graduação orientados para atender às características do setor offshore impõe que a formação básica dos profissionais de engenharia se desenvolva, predominantemente, através das próprias empresas. Neste caso, o treinamento do profissional contratado se restringe, em geral, aos limites da atuação imediata do profissional para a qual a empresa planejou a sua contratação. Esta cultura tem repercussões diretas e desnecessariamente limitantes na prática da Engenharia que se caracteriza por um ambiente que exige interação entre várias equipes ligadas aos diferentes segmentos de atividades.

Do ponto de vista do profissional típico deste mercado de trabalho, esta formação focalizada dificulta o seu aproveitamento potencial em outras funções dentro de um mesmo segmento de atividades, e quase sempre desestimula a sua possível migração para atuação em outros segmentos. Este curso de extensão universitária foi planejado pela COPPE/UFRJ para fornecer, de forma ampliada e abrangente, conhecimentos básicos que cubram os principais aspectos dos diversos segmentos que compõem as atividades offshore. O objetivo mais visível da proposta do Curso MSO permite a melhor adaptação do profissional ao ambiente de trabalho, às técnicas correntes e aos principais equipamentos empregados nas diferentes etapas das operações offshore.

A apresentação de uma visão sistêmica como base para a formação do profissional contribui para o seu melhor desempenho e fortalece a interação e integração das diferentes equipes envolvidas em atividades complementares. Em princípio, um profissional que investe na sua formação torna-se mais fiel ao mercado de trabalho associado a esta formação. Este aspecto poderá contribuir para alterar o quadro atual de elevado índice de rotatividade de mão de obra especializada do Setor Offshore.

Curso Aprovado pelo CEPG em 15/12/2000.

Objetivos


O curso de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas Offshore visa formar profissionais capazes de atuar nos diversos segmentos da indústria de petróleo, no desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias, no projeto de unidades e na identificação e resolução de problemas relacionados particularmente a Exploração e Produção de Petróleo no Mar.

Material didático


Os alunos receberão material didático de apoio especialmente organizado para o acompanhamento do Curso.

Documentos


  • - 1 foto 3X4;
  • - Diploma (original e xerox);
  • - Identidade (original e xerox);
  • - CPF (original e xerox);
  • - Currículo;
  • - Histórico Escolar da Graduação (original e xerox);
  • - Título de eleitor;
  • - Certificado de Reservista;
  • - Certidão de Nascimento ou Casamento.

  • IMPORTANTE:
    1) Atenção: Só serão aceitos documentos com informações legíveis;

    2) Não serão aceitos como documento de identidade:
    - Carteira de Ordem (CRM, CREA, etc.), pois algumas não possuem a indicação da naturalidade;
    - Carteira Nacional de Habilitação, pois não possui naturalidade;
    - Carteira Funcional da UFRJ ou de outro órgão;
    - Carteira de Estudante;

    3) A PR2 só aceita cópia do DIPLOMA de graduação para emitir o certificado do curso (cópias de declarações não são aceitas pela PR2)

Custo


Faça a pré-inscrição e receba no seu e-mail informações relativas a custo e outros detalhes deste curso desejado.

Certificado


Os alunos graduados que concluírem o curso com freqüência igual ou superior a 85% das aulas e com aproveitamento acadêmico satisfatório receberão certificados emitidos pela COPPE / UFRJ.

Local


As aulas serão ministradas em dependências do Centro de Tecnologia/UFRJ, Cidade Universitária - Ilha do Fundão -RJ